PROJETOS

Trabalho para Núcleo de Projeto de Moda – Universidade FUMEC

2016.2

Orientação: Rosangela Vieira Mattana

Primeiro Look: 

Macacão de linho nude com pequenos riscos em vermelho e verde. Usei serigrafia para estampar as iniciais “B L N”, diminuitivo do sobrenome Bolina, a tipografia escolhida remete ao grafite. Para dar um toque esportivo, usei ribana do joelho ao calcanhar, como uma calça esportiva.

Casaco de plástico, estampado com policromia em tinta vinílica. A estampa é a imagem de uma interferência de televisão editada na paleta de cor escolhida.

Segundo Look:

Outro macacão, dessa vez em tweed preto e branco irregular. Minha ideia foi transmitir novamente a estética de uma interferência de televisão. O acabamento em ribana aparece de novo para dar um toque esportivo.

O casaco foi feito a partir de uma cortina em desuso, o corte foi feito para re-aproveitar o ilhós da cortina. Usei serigrafia para estampar novamente as iniciais B L N.

 Trabalho para Núcleo de Projeto e Moda e Sustentábilidade

2017.1

Em um momento pessoal em que parei e pensei “Já deu para sentir, já deu para saber, o que eu vou fazer com isso agora? ”. Estava acostumado com sempre olhar para a minha bagagem na hora de tomar decisões, algo racional. Querendo fugir dessa forma de criar, decidi fazer algo completamente entregue ao processo.

Fui proposto a trabalhar em reutilização da chita, meu pensamento foi como poderia usar o melhor do tecido, abstrai-lo de sua limitação e recriar algo próprio. Em outro projeto fui trabalhar com tramas, bordados, tricot e crochê, mas não queria reproduzir uma técnica, busquei uma forma de fazer algo orgânico e próprio que o processo da criação seria o que definiria o resultado. Escolhi um tecido natural de juta com trama aberta para ser a base de um trabalho manual e orgânico quando fui retramando com lã. 

Núcleo de Projeto (Tramas) – Orientação: Antonio Fernando Santos

Proposta: Criação fluida e abstrata com trama e bordado.

 

Moda e Sustentabilidade

Orientadora: Tereza Cristina Leão

Proposta: Reúso e desconstrução do tecido Chita

Chita: Tecido barato de algodão que tem grande uso e é tradicional no estado de Minas Gerais.